quinta-feira, 18 de abril de 2013

Adjetivos: um novo jeito de ver o mundo

Ei pessoal, como vai a vida? :)
Venho até vocês hoje para compartilhar uma pequena, mas divertida ideia que me veio à mente esta manhã. Trata-se dos adjetivos.
Pouca gente sabe dizer de cara o que é um adjetivo. E sabem o lado cômico da questão? Aplicamos essa propriedade linguística em tudo a quase todo segundo.
Duvidam?
Adjetivos não são nada mais nada menos que as características que empregamos aos substantivos. Uau, parece complicado, não é? Mas não é. Na tradução: adjetivos podem ser qualidades ou defeitos, ou qualquer aspecto que pode ser utilizado para definir coisas como casas, objetos, lugares ou até mesmo pessoas.
Por exemplo: Phileas Fogg é um cavalheiro ( ai, ai, e como é s2). Na frase, cavalherio é um adjetivo.
Mais um caso: Fix é um falso ( tudo bem, eu estou me apropriando de exemplos que expõem meus sentimentos, mas qual é o problema nisso?). Falso seria um adjetivo nesse caso.
Viram como é fácil?
Mas cuidado, meus colegas, pois podem haver pegadinhas.
Vamos observar essas duas frases:
* A arte valoriza o belo;
* Fogg possui um belo porte ( já sei, vou parar de fazer isso U.U ).
Nesses dois exemplos, percebemos que a palavra "belo" foi empregada, mas apenas na segunda frase ela é um adjetivo. Por quê? Adjetivos definem um aspecto, e na primeira frase "belo" tem o sentido de objeto, ou seja, age como um substantivo.
Bem, agora que está esclarecido o que são adjetivos, vocês saberiam me dizer o que são adjetivos pátrios? Uma dica: o que significa a palavra "pátrio"? Não seria advindo de "pátria"?
Adjetivos pátrios são aqueles que definem nacionalidade, como mexicano, russo, italiano ou como no meu caso, indiana. Fogg é inglês, Passepartout é francês.
Perceberam como esse  conteúdo não é um bicho de sete cabeças? Simplesmente requer um pouco de atenção, principalmente porque é importante. Se alguém de vocês quer passar em concursos públicos, preste atenção nessa ferramenta que me auxiliou a caracterizar todos os locais do mundo pelos quais passei.

Então, amigos, beijos para vocês ( mas não muitos; Fogg pode ficar com ciúmes) e até a próxima. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário